Cinema - Cloverfield




Sobre o filme ... (com pequenos spoilers)

Cinco amigos novaiorquinos planejam uma festa de despedida para um colega na noite em que uma coisa fora do comum acontece invadindo a cidade. Contada do ponto de vista de câmeras de vídeo amadoras, o filme é uma prova da tentativa deles de sobreviver ao mais surreal e horripilante acontecimento de suas vidas.

O filme abre com o texto: "Múltiplas evidências do caso conhecido como 'Cloverfield'. Câmera encontrada no local 'U.S. 447' (conhecido formalmente como Central Park)"

Uma das melhores cenas do filme é quando a cabeça da Estátua da Liberdade cai na rua. E um rapaz fala para a câmera: - "Meu nome é Robert Hawkins. Há aproximadamente sete horas, alguma coisa atacou a cidade."

Vemos flashes do caos nas ruas, exibidos com câmera nervosa em cortes rápidos. Há um helicóptero sobre a Estátua da Liberdade onde deveria estar a cabeça. O rapaz diz: - "Eu não tenho idéia do que é isso. Se você encontrar este vídeo, se você observar essa coisa, irá saber muito mais do que eu sei."

Mais flashes mostrando o caos. Há um rapaz ao celular tentando saber onde Beth está, enquanto vemos uma garota gritando. "Nós não podemos ir ao centro da cidade. Nós temos que sair daqui."

Mais caos. Mais cortes rápidos. Então vemos o que parece ser a conversa de um soldado e uma garota: -"Não há nada que possamos fazer agora.", ele diz, e ela pergunta: - "Você sabe o que é essa coisa?". E ele finaliza: - "O que quer que seja, ela está vencendo."

Mais flashes. Uma conversa entre dois rapazes: - "Nós não sabemos como sair daqui.". - "Eu não me importo em sair daqui. Ouçam: ela está morrendo."

Há, então, cenas de soldados correndo e sombras no muro. Sombras de uma mulher gritando e sendo atacada...

Pessoas estão se escondendo numa loja, enquanto alguma coisa faz com que o local inteiro chacoalhe. As janelas explodem. Soldados sobem uma rua, atirando para o alto; aparecem tanques de guerra também atirando.

Vemos então uma grande sombra passando por detrás de dois prédios, deixando evidente que, seja lá o que for, é bem grande mesmo. Alguns personagens correm pelo metrô, há uma grande explosão; o câmera cai. Há alguma coisa no túnel. Pessoas gritando para todos correrem para dentro de um túnel.

- "Você ainda está filmando?", pergunta um rapaz. - "Sim. As pessoas vão querer saber...como isso aconteceu."

Cenas da Ponte do Brooklyn. Um helicóptero se afasta. Caos. Dentro do veículo, algumas garotas gritam, enquanto o piloto perde o controle.

Tela preta. E o título aparece: "Cloverfield". Depois "Fim da Fita". E a data "1-18-08"

...

Curiosidades

- produção de J.J. Abrams, responsável pela série Lost

- direção de Matt Reeves, co-criador do seriado Felicity

- roteiro de Drew Goddard, que escreveu episódios para Lost, Alias, Buffy e Angel.

- o trailer mostra a cabeça da Estátua da Liberdade caindo nas ruas de Manhattan e o prédio Woolworth sendo destruído.


...

Trailer do filme



Imagens do filme (clique para ampliar):