Disk Space Finder



É comum encontrar pessoas encucadas com o fato de limparem por vezes o sistema e este, ainda sim, acusar pouquíssimo espaço livre em disco. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, este espaço está ocupado por arquivos pessoais, bem como músicas, arquivos de vídeo, fotos e assim por diante. E os limpadores, softwares da categoria do poderoso CCleaner, agem eliminando apenas o que é desnecessário ao sistema, deixando de lado — obviamente — os arquivos pessoais do usuário.

Uma das saídas, nem sempre prática, é vasculhar o computador através do Windows Explorer em busca das pastas que estão ocupando espaço em excesso — é um método pouco recomendado, já que é demasiadamente trabalhoso e o usuário pode cometer o erro de apagar arquivos que não deveria. A outra é aproveitar softwares como o Disk Space Finder.

Este utilitário pequeno é capaz de lhe mostrar rapidamente o quanto cada pasta do Windows está consumindo o disco rígido da máquina. Além disso, permite que o usuário navegue de forma interativa entre as estruturas de diretórios, visualizando em tempo real o quanto cada pasta representa em espaço consumido.

Visualização interativa

O modelo gráfico utilizado é o famoso “pizza”, dando uma impressão melhor já que o disco rígido possui forma semelhante. Cada porção, ou fatia, é rotulada com o nome da pasta que representa, o espaço em disco que esta ocupa e uma cor individual. A partir desse gráfico, o usuário poderá, através do duplo clique sobre uma dessas “fatias”, acessar seus respectivos subdiretórios e visualizar, também, o espaço por eles ocupados.


Easy-Share / 2 Mb