Qual foi o primeiro videoclipe da história?

É difícil precisar qual foi o primeiríssimo clipe, mas dá para dizer que os Beatles foram os pioneiros a usar essa forma de mesclar cinema e música.
Cansados de tanto ouvir a gritaria das suas platéias histéricas, os quatro rapazes de Liverpool começaram a substituir as apresentações ao vivo na TV por gravações.
O diretor Richard Lester pode ser considerado o "paizão dos videoclipes" pelo tratamento cinematográfico bem maluco que preparou como pano de fundo para as canções presentes nos filmes A Hard Day’s Night (1964) e Help! (1965).
Mas essas foram apenas experiências pioneiras, que nos anos 70 se repetiriam de formas isoladas. A verdadeira explosão da "música com imagem" só aconteceu com o surgimento da Music TeleVision, a MTV americana, em 1981. A emissora impulsionou a produção dos pequenos filmes naquela que ficou conhecida como a "década do videoclipe".
No início, poucas pessoas tinham idéias originais de o que fazer para ilustrar as canções, mas logo foi surgindo uma estética própria para esse tipo de produto, com imagens em ritmo alucinante que tentavam contar uma história em poucos minutos.
Os clipes dessa fase inicial, talvez por influência da publicidade, abusavam de cenas com tecidos esvoaçantes, cavalos, espelhos se quebrando, água em câmera lenta... Mas também havia os mais "experimentalistas", que simplesmente tascavam objetos em cena que não tinham nada a ver com a música tocada.
Nos Estados Unidos, o primeiro videoclipe exibido na MTV foi "Video Killed the Radio Star", da banda The Buggles. Por aqui a emissora, que estreou em 1990, abriu a programação com Marina Lima cantando "Garota de Ipanema". Além desses dois clipes, muitos outros marcaram época pelos mais variados motivos.